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Dicas de Saúde

Frutos Secos na Alimentação

Publicado em 28/2/2015


Sempre estamos falando da importância de uma alimentação saudável para manter a boa forma e prevenir diversas doenças, assim como para o bom funcionamento do organismo. Hoje vamos detalhar a importância, nutrientes e propriedades de diversos frutos secos, para que assim você possa incluí-los em sua dieta diária.

Todos os alimentos de origem natural nos fornecem nutrientes básicos e necessários para o nosso desenvolvimento e bom funcionamento orgânico. Hoje em dia, com a proliferação dos alimentos industrializados, temos deixado de lado alimentos que não tenham os grandes supermercados, assim como também substituímos receitas caseiras por alimentos prontos. Somos aquilo que comemos, diz o ditado…

Neste artigo te contamos sobre os benefícios e os nutrientes que nos fornecem os frutos secos ao serem incluídos na alimentação diária.

Em geral os frutos secos fornecem ácidos graxos essenciais poli-insaturados, estes são necessários para vários processos de regeneração celular e síntese de hormônios e processos metabólicos vitais. Também têm uma boa dose de minerais, vitaminas e proteínas.

Propriedades, composição e nutrientes que possuem os frutos secos

Amêndoas: as amêndoas nos fornecem fibras, um grande teor de cálcio, que pode certamente ser substituído por leite. Fundamental em dietas veganas. Contêm vitaminas do grupo B, tal como 1, 2, 3, 5, 6, 9, vitamina C e E. Uma boa dose de cálcio, magnésio, ferro, zinco e fósforo. Possui propriedades medicinais como: antitussígeno, hepatoprotetor e hipotensor.

Avelãs: estes frutos secos são usados como remédio natural para prevenir e combater o colesterol por seu alto teor de ácidos graxos poli-insaturados. Combate com sucesso à fadiga, artrite e osteoporose. Contém vitaminas do grupo B, tal como 1, 2, 3 e 6; também C, E e K. Proporciona uma boa dose de minerais como o cálcio, ferro, magnésio, fósforo e zinco.

Castanhas: as castanhas contêm uma boa quantidade de sais minerais como ferro, cálcio, magnésio e potássio. Vitaminas como o ácido fólico e vitamina C, precursores da A como os carotenoides. Os ácidos graxos poli-insaturados, como oleico, linoleico e palmítico.

Amendoim: uma de suas propriedades mais notáveis ​​é que tem poder anticancerígeno devido a um fitosterol denominado beta-sitosterol. Contém e proteínas e ácidos graxos poli-insaturados diversos como o ácido araquidônico, palmítico, oleico, esteárico, mirístico, ligocérico e ômega 6. Tem boas quantidades de cálcio, magnésio e fósforo; enquanto que o ácido fólico e a niacina se destacam como vitaminas.

 

Nozes: possuem uma boa variedade de nutrientes. Entre os ácidos graxos que contém podemos destacar: ômega 3, ácido linoleico e lecitina. Uma excelente combinação anti-colesterol. Os oligoelementos que contém são: cálcio, magnésio e fósforo; enquanto que dentro do grupo de vitaminas se destacam as do grupo B, ácido fólico e carotenoides.

Girassol: se destaca por conter uma boa quantidade de ácidos graxos e vitamina E. É rico em sais minerais, tais como cálcio, magnésio, selênio e potássio. As vitaminas que possuem são: niacina e ácido fólico, além de uma grande quantidade de E.

Pistaches: contém 20% de proteína, além de sais minerais, como cálcio, magnésio, sódio e potássio. Entre as vitaminas mais destacadas encontramos: niacina, ácido fólico, vitamina C e vitamina A.

Em suma: grandes conteúdos de vitaminas, minerais, ácidos graxos anti-colesterol e uma boa dose de proteínas se destacam dentro de suas propriedades, entre outras. Incluir frutos secos em quantidades moderadas em sua dieta diária te deixa como saldo um bom benefício nutricional.

Fonte: Saúde Dicas


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