Clínica Mult Imagem - Diagnóstico por imagem
Santos: 13 3202-1250   13 99659-5217/98151-1513/98152-0187   Cubatão: 13 3361-7149   Bertioga: 13 3316-4448   Praia Grande: 13 3346-6400   Guarulhos: 11 2414-2136

Dicas de Saúde

Saúde à prova: confira cinco dicas para enfrentar semana com previsão

Publicado em 22/05/2016


Fim de tarde deste domingo foi de chuva em Porto AlegreFoto: Adriana Franciosi / Agencia RBS
Atenção ao vestuário

O resfriamento do corpo é o primeiro passo para uma doença infecciosa ou uma virose. Para evitá-la, a dica é dar uma atenção especial ao vestuário, principalmente nesta semana. Mesmo que a temperatura possa oscilar ao longo do dia, o importante é sair de casa agasalhado de manhã cedo, quando o frio tende a ser maior. Se tiver calor de manhã cedo, o agasalho deve ser companhia — já que a temperatura pode cair no final da tarde. Se cair demais a temperatura, como aponta a previsão, crianças e idosos devem procurar cobrir as extremidades: mãos, cabeças e pernas. 

Proteger-se da chuva e da umidade

Além do frio, a chuva e a umidade contribuem para o resfriamento do corpo. Por isso, sair à rua com um guarda-chuva é quase um dever nesta semana, principalmente para usuários do transporte coletivo, como trem e ônibus. Calçados com solado de borracha ajudam a isolar o frio a umidade do chão. Para quem prática esportes, a dica é trocar a roupa umedecida pelo suor imediatamente após o término da atividade. Evitar sair de casa com o cabelo molhado. 

Alimentação equilibrada

Uma dieta equilibrada, com carboidratos, carnes, legumes, verduras e frutas, fortifica o sistema imunológico. As frutas ainda fornecem vitaminas ao corpo. O consumo de bebidas quentes, como chá, por exemplo, ajudam a aquecer o corpo em dias frios. Ingerir bastante líquido e, especialmente os adolescentes, evitar bebidas geladas — principalmente em dias de muita variação na temperatura. 

Tratamentos em dia

Mais frágeis às variações do tempo, os portadores de doenças respiratórias crônicas, como rinite alérgica, asma, bronquite, devem estar com os tratamento otimizado. Isto é, fazendo o uso adequado dos medicamentos. O tratamento de forma inadequada fortifica o risco de infecção com vírus. 

Ventilação adequada

Evitar manter os ambientes fechados é outra dica para afastar os problemas de saúde provocados por mudanças bruscas no tempo. O ideal, segundo os médicos, é manter uma ventilação adequada no interior de residências e principalmente lugares com maior concentração de pessoas, como escolas e locais de trabalho. 

Higienização

Procedimento adotado pelos gaúchos no ápice da gripe A, em 2009, o hábito de lavar seguidamente as mãos evita o contágio com vírus. "Isso a gente aprendeu com a epidemia de gripe A, mas serve para a nossa rotina, especialmente em uma semana de extremos, como promete ser esta", declara o pneumologista Paulo Goldenfum. 

Fonte: ZH


Compartilhe: Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no LinkedIn
   

« Voltar

© Copyright Clínica Mult Imagem 2015. Todos os direitos reservados. | Termos de Uso e Política de Privacidade.

Responsável Técnico: Dr. José Carlos Clemente – CRM nº 32.851
Acompanhe-nos: