Clínica Mult Imagem - Diagnóstico por imagem
Santos: 13 3202-1250   13 99659-5217/98151-1513/98152-0187   Cubatão: 13 3361-7149   Bertioga: 13 3316-4448   Praia Grande: 13 3346-6400   Guarulhos: 11 2414-2136

Dicas de Saúde

A mãe pode ter pouco leite para amamentar?

Publicado em 14/09/2016


Achar que não está produzindo leite suficiente leva muitas mães a parar de amamentar. Mas é raro que a mulher tenha algum problema físico que a impeça de produzir a quantidade de leite que o bebê precisa. Na maior parte dos casos, a situação pode ser corrigida com algumas mudanças na técnica de amamentação. 

Estimular a produção do leite - para garantir a produção de leite, é importante que o bebê consiga sugar o seio com facilidade. Por isso, peça orientações ao pediatra para aprender a fazer a pega correta. O bebê precisa estar bem próximo ao seu corpo e abocanhar uma grande parte da aréola - a parte mais escura do peito em volta do bico.

Frequência da amamentação - outra dica para ter bastante leite é amamentar com frequência, já que quanto mais a criança mama, mais leite você irá produzir. Deixe que seu filho mame por livre demanda, ou seja, ofereça o peito sempre que ele quiser em vez de estabelecer horários fixos.

Estado emocional - se você estiver insegura ou nervosa, seu volume de leite também pode diminuir. Para ajudar a reduzir seu estresse, amamente em um local tranquilo e se posicione de maneira confortável.

Substâncias prejudiciais - evite fumar, tomar bebidas alcóolicas e, se você estiver usando algum tipo de medicamento, pergunte ao seu médico se isso pode interferir na sua produção de leite.

 

Problemas médicos que causam baixa produção de leite

Em casos mais raros, a mãe pode ter alguma condição de saúde que causa baixa produção de leite, incluindo:

Cirurgia de mama;Problema de tireóide;Hemorragia ou sangramento intenso pós-parto;Obesidade;Diabetes;Pressão alta;Restos de placenta no útero (nesse caso, você geralmente terá cólicas  e  sangramento intenso). 

Sinais de que o bebê está mamando o suficiente

Para ter certeza de que o bebê está recebendo leite o suficiente, preste atenção se ele:

Recupera o peso do nascimento com duas semanas de idade e, a partir desse período, segue engordando;Mama no mínimo oito vezes por dia por pelo menos 10 minutos;Faz cocô amarelo a partir do quinto dia de vida;Faz xixi no mínimo seis vezes por dia.Se você está preocupada a respeito da sua produção de leite, procure seu médico. Nunca tome medicamentos ou faça qualquer tipo de tratamento por conta própria.

Fonte: Grupo NotreDame Intermédica


Compartilhe: Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no LinkedIn
   

« Voltar

© Copyright Clínica Mult Imagem 2015. Todos os direitos reservados. | Termos de Uso e Política de Privacidade.

Responsável Técnico: Dr. José Carlos Clemente – CRM nº 32.851
Acompanhe-nos: