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Dicas de Saúde

A alimentação antes do treino é a mais importante

Publicado em 03/06/2018


Quando ciclistas colombianos viajaram à França para competir pela primeira vez no famoso Tour de France, em 1984, levaram consigo um suplemento energético que nunca tinha sido visto naquelas estradas: a rapadura.


Esse alimento chamou tanta atenção que os colegas de outras equipes – e outras nacionalidades –, vendo os colombianos escalarem as montanhas como se estivessem descendo, começaram a pedir um pedaço dos tijolos que eles comiam.




A utilização do açúcar como um aliado dos ciclistas é apenas uma anedota, mas revela uma verdade bem conhecida: alimentação é essencial para os atletas, especialmente porque é a fonte de energia para a competição.




Por isso, é importante saber qual é a melhor maneira de se alimentar na hora de fazer um exercício.




O equívoco mais comum é acreditar que, para melhorar fisicamente, deve-se parar de comer, disse à BBC Mundo, serviço em espanhol da BBC, o treinador esportivo Jesus Madrid Mateu, coordenador na Mocri, empresa que trabalha com atletas de Fórmula 1 e golfe.




O que precisa mudar é a composição corporal. Não se trata apenas de reduzir a ingestão de calorias, é necessário melhorar a qualidade e quantidade dos alimentos, acrescentou.




E quais são os alimentos que devem ser consumidos antes, durante e depois de qualquer esporte?

É muito importante a comida antes e depois do treinamento. Ela deve ser de qualidade e ajustada para o tipo de atividade física, disse o especialista.







Antes do exercício 

Para a nutricionista argentina Cynthia Zyngier, especialista em esportes, o principal é a alimentação antes do exercício.




Estima-se que um treino cardiovascular normal em uma academia gaste cerca de 900 calorias.

É aconselhável comer carboidratos complexos, como massas, arroz, batatas, pão e vegetais cerca de duas horas antes da prática, disse.




A ideia é que esse tipo de alimento é digerido rapidamente e fornece ao corpo a energia necessária para o movimento.




No entanto, muitas pessoas não possuem duas horas, especialmente na parte da manhã, para digerir um prato de macarrão ou de legumes com arroz.




Essas pessoas são aconselhadas a consumir carboidratos simples, como leite ou iogurte, que são digeridos mais rapidamente, disse Zyngier.




Thinkstock/Getty Images
Frutas dão muita energia ao corpo, mas as cascas, que têm digestão demorada, devem ser evitadas

Digestão lenta 

Mas o que você não deve comer antes de ir para a academia?




Acima de tudo, qualquer alimento que mantenha o estômago ocupado.




Duas coisas importantes: não comer alto teor de gordura ou de fibra. Esses geralmente demoram cinco ou seis horas para serem digeridos, disse Zyngier.




Pão integral, cascas de frutas e outros alimentos integrais são considerados parte do grupo.




Quando você está fazendo a digestão, o sangue se concentra nesse processo e não na necessidade de dar ao corpo o necessário para se mover, disse ele.




Essa combinação geralmente produz desconforto gastrointestinal durante o exercício, disse a nutricionista.




Getty Images
Primeira máxima do atleta é manter uma boa hidratação, dizem especialistas

Hidratação 

É raro ver atletas comerem no meio de uma competição, embora em longas sessões, como uma corrida de bicicleta ou uma maratona, há desde a rapadura dos ciclistas colombianos até as bananas consumidas por vários competidores.




No entanto, há uma coisa que não pode faltar, segundo os especialistas: água. A primeira máxima do atleta é manter uma boa hidratação.




Se a atividade não dura mais de uma hora, o melhor é tomar entre meio litro e um litro de água. Nada mais, disse ele.




Se durar mais tempo, então você tem que começar combinando hidratação com açúcares, que geralmente vêm em bebidas esportivas , acrescentou Zyngier.




E apesar de existirem vários mitos sobre o que comer depois de fazer algum exercício, o garantido é que a nutrição é essencial para a recuperação física.




Para evitar ficar nesse estado de cansaço e exaustão, o ideal é consumir novamente algum tipo de carboidrato, como leite com chocolate, pão branco e alguma proteína, explica Zyngier.




É aconselhável que seja o mais rápido possível após o exercício. É ideal tentar recuperar todo o peso líquido que foi perdido durante a competição ou na academia.

Fonte: Saúde - iG


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