Santos: 13 3202-1250   Cubatão: 13 3361-7149   Bertioga: 13 3316-4448   Guarulhos: 11 2414-2136   Agendamento de exame via WhatsApp 13 98152-0187 / 98151-1513
     

Dúvidas Frequentes

→ A injeção de meios de contraste é um procedimento perigoso?
Depende do contraste. Os contrastes que têm na sua formulação o iodo apresentam algum risco de processos alérgicos. Estes contrastes são usados nos exames radiológicos como urografia venosa e tomografia computadorizada. O contraste utilizado na ressonância magnética, porém é praticamente isento de reações alérgicas.

→ Porque devo beber tanta água antes de uma ultra-sonografia pélvica ou abdominal?
Para realizar a ultra-sonografia pélvica é necessário que a bexiga do paciente esteja bem cheia. Desta forma o médico radiologista poderá visualizar os demais órgãos pélvicos. Esta é, a principal razão para o paciente tomar muitos copos de água com antecedência ao exame.

→ Com que antecedência preciso ligar para marcar meu exame?
Na maior parte dos casos, os exames são agendados para o dia seguinte, dependendo da disponibilidade. Alguns exames requerem um preparo prévio de até três dias.

→ Quanto tempo o resultado leva para sair?
Os exames radiológicos convencionais são entregues imediatamente. Os demais podem demorar de 24 a 72 horas.

→ Exames de ultra-sonografia podem ser nocivos à saúde?
De uma maneira geral os exames ultra-sonográficos são isentos de perigo.

→ Porque é importante trazer exames anteriores?
Para que o médico radiologista possa fazer um relatório evolutivo da doença que motivou o pedido dos exames, ajudando o seu médico no tratamento.

→ Por que a mama fica mais inchada e dolorida em algumas épocas e depois volta ao normal?
A glândula mamária é um órgão dinâmico, que se altera continuamente de acordo com as flutuações dos níveis hormonais, principalmente dos hormônios que regem o ciclo menstrual: o estrógeno e a progesterona. Isso explica várias modificações que notamos nas mamas no decorrer do ciclo menstrual, durante a gravidez, na amamentação e no climatério (menopausa). Cada pessoa responde de forma diferente aos estímulos hormonais. Por isso encontrarmos mulheres que têm as mamas mais densas do que outras, que têm maior desconforto local no período pré-menstrual, e que têm maior tendência à formação de áreas de volume aumentado (semelhantes a nódulos), que diminuem após a menstruação.

→ Quais são os sinais que podem ajudar a perceber o câncer de mama?
Nas fases iniciais, quando o tumor ainda não causa nenhuma alteração evidente ao exame clínico, ele pode ser diagnosticado através de exames como a mamografia e a ultra-sonografia das mamas.
Quando começa a causar alterações evidentes no exame físico, pode se manifestar das seguintes formas:

O diagnóstico é sugerido pelo exame físico, correlacionado com a mamografia, e confirmado pelo exame anatomopatológico (biópsia).

© Copyright Clínica Mult Imagem 2015. Todos os direitos reservados. | Termos de Uso e Política de Privacidade.

Responsável Técnico: Dr. José Carlos Clemente – CRM nº 32.851
Acompanhe-nos: