Agende seu Exame

Onde você estiver

Resultado On-line

Consulte seu exame

Dúvidas Frequentes

Aqui você encontra quais são as dúvidas mais perguntadas em nossa central de atendimento, visando agilizar a realização do seu exame.

Caso a sua dúvida não esteja realacionada abaixo, favor entrar em contato.

Perguntas e respostas

Depende do contraste. Os contrastes que têm na sua formulação o iodo apresentam algum risco de processos alérgicos. Estes contrastes são usados nos exames radiológicos como urografia venosa e tomografia computadorizada. O contraste utilizado na ressonância magnética, porém é praticamente isento de reações alérgicas.

Para realizar a ultra-sonografia pélvica é necessário que a bexiga do paciente esteja bem cheia. Desta forma o médico radiologista poderá visualizar os demais órgãos pélvicos. Esta é, a principal razão para o paciente tomar muitos copos de água com antecedência ao exame.

Na maior parte dos casos, os exames são agendados para o dia seguinte, dependendo da disponibilidade. Alguns exames requerem um preparo prévio de até três dias.

Os exames radiológicos convencionais são entregues imediatamente. Os demais podem demorar de 24 a 72 horas.

De uma maneira geral os exames ultra-sonográficos são isentos de perigo.

Para que o médico radiologista possa fazer um relatório evolutivo da doença que motivou o pedido dos exames, ajudando o seu médico no tratamento.

A glândula mamária é um órgão dinâmico, que se altera continuamente de acordo com as flutuações dos níveis hormonais, principalmente dos hormônios que regem o ciclo menstrual: o estrógeno e a progesterona. Isso explica várias modificações que notamos nas mamas no decorrer do ciclo menstrual, durante a gravidez, na amamentação e no climatério (menopausa). Cada pessoa responde de forma diferente aos estímulos hormonais. Por isso encontrarmos mulheres que têm as mamas mais densas do que outras, que têm maior desconforto local no período pré-menstrual, e que têm maior tendência à formação de áreas de volume aumentado (semelhantes a nódulos), que diminuem após a menstruação.

Nas fases iniciais, quando o tumor ainda não causa nenhuma alteração evidente ao exame clínico, ele pode ser diagnosticado através de exames como a mamografia e a ultra-sonografia das mamas.

Quando começa a causar alterações evidentes no exame físico, pode se manifestar das seguintes formas:

  • como nódulo palpável, de consistência endurecida, quase sempre indolor e fixo;

  • como uma área de "espessamento" palpável, ou seja, uma área da mama que fica mais dura à palpação;

  • como secreção de líquido incolor (semelhante a água cristalina) ou sanguinolento, pelo mamilo;

  • como alterações da pele da mama: retração, espessamento ou enrugamento (semelhante a uma casca de laranja);

  • como retração da papila mamária (quando o bico do seio perde a projeção e se encolhe para dentro da mama).

O diagnóstico é sugerido pelo exame físico, correlacionado com a mamografia, e confirmado pelo exame anatomopatológico (biópsia).