Santos: 13 3202-1250   Cubatão: 13 3361-7149   Bertioga: 13 3316-4448   Guarulhos: 11 2414-2136   Agendamento de exame via WhatsApp 13 98152-0187 / 98151-1513
     

Exames

Biópsia de Mama

A biópsia é realizada para determinar se a lesão suspeita é maligna (câncer) ou benigna (a lesão não é um câncer). A maior parte das biópsias confirma a benignidade; entretanto, é muito importante que o resultado de uma mamografia anormal seja esclarecido para a identificação de lesões malignas em estágios precoces, mais suscetíveis ao tratamento.

O que esperar de uma biópsia

Há uma grande variedade de métodos e procedimentos de biópsia. A paciente pode estar sentada, deitada de lado ou inclinada (cabeça para baixo). A área da mama é anestesiada com uma injeção e então a agulha é inserida na mama. O radiologista ou cirurgião guiará a agulha com a ajuda da visualização da imagem através de mamografia estereostática ou ultra-som. Poderá ser necessário fazer diversas inserções de diferentes agulhas para obter uma amostra do tecido mamário suficiente. Os pacientes poderão sentir uma ligeira pressão, mas não sentirão dor.

As amostras do tecido são retiradas, o barulho da agulha e do instrumento para recolher a amostra poderá ser ouvido. As amostras são então enviadas para o laboratório de patologia onde será efetuado o diagnóstico. A biópsia efetuada com a agulha demora geralmente pouco tempo e a maioria dos pacientes pode retomar suas atividades normais logo depois. A biópsia realizada com a agulha pode deixar alguns hematomas, mas raramente deixa uma cicatriz externa.

+ Fotos

© Copyright Clínica Mult Imagem 2015. Todos os direitos reservados. | Termos de Uso e Política de Privacidade.

Responsável Técnico: Dr. José Carlos Clemente – CRM nº 32.851
Acompanhe-nos: