Clínica Mult Imagem - Diagnóstico por imagem
Santos: 13 3202-1250   13 98152-0187/98151-1513/99659-5217   Cubatão: 13 3361-7149   Bertioga: 13 3316-4448   Praia Grande: 13 3346-6400   Guarulhos: 11 2414-2136

Responsabilidade Social

V Congresso Brasileiro de História da Medicina na Santa Casa de Misericórdia de Santos

Publicado em 26/3/2014

Uma homenagem da SBHM à Misericórdia de Santos

  Por ocasião do Congresso Brasileiro de História da Medicina, ocorrido na cidade de São Paulo  em dezembro de 1999,  decidiu-se, inicialmente, pela realização do conclave anual seguinte em Minas Gerais e, em seguida, em Ribeirão Preto. Contudo, considerando o pentacentenário da data oficial da descoberta européia do país, o Prof. Ulysses G. Meneghelli, Secretário Geral da Sociedade Brasileira de História da Medicina (SBHM), entusiasmou-se com a idéia de realizar o congresso do ano 2000 na cidade de Santos, por abrigar o primeiro hospital brasileiro, sua Santa Casa da Misericórdia. Com o devido aval dos Profs. Sebastião Nataniel da Silva Gusmão e João Amílcar Salgado, da delegação mineira que, gentilmente, cederam o direito de realizar o congresso nesse ano, obteve o respaldo dos demais associados.

De retorno a Santos, conversamos com o Sr. Manoel Lourenço das Neves, Provedor da Misericórdia, que também aprovou a idéia, uma homenagem ao nosso hospital, e colocou a Irmandade à disposição para colaborar com o evento. Assim ficou acertada a realização do Quinto Congresso Brasileiro de História da Medicina na Santa Casa da Misericórdia de Santos.

 

Apoio da Misericórdia de Santos

Como outras Santas Casas, a de Santos também passou por períodos financeiros críticos. Há vários anos, contudo, não se fala em crises: compromissos com funcionários, médicos e fornecedores estão sendo cumpridos normalmente, apesar da ampla defasagem  entre os custos e os pagamentos obtidos pelo atendimento da grande maioria da nossa clientela, a segurada pelo sistema público. O feito se deve ao bom trabalho desenvolvido pela direção da Misericórdia.

Nesse clima favorável, o Senhor Provedor, enxergando além do horizonte comum e vendo os benefícios à obra misericordiana, tem dado seu sempre valioso e imprescindível apoio, em mecenato, às diversas atividades educacionais, científicas e culturais do Centro de Estudos, incluindo a distribuição mundial da Acta Medica Misericordiæ, a revista das Santas Casas, e parte dos custos de sua impressão. Em apoio ao Congresso, autorizou as despesas postais com os cartazes e folhetos de inscrição, refeições a preço de custo e cedeu o Consistório, salas e funcionários para auxiliarem na organização.

Contamos também com o apoio dos Drs. João Garcia e José Luiz Camargo Barbosa, Diretor e Vice-Diretor Clínicos, do Dr. Felix Alberto Ballerini, Vice-Provedor, Sr. Milton Affonso dos Santos, Mordomo-Geral e demais  integrantes da Mesa Administrativa, e dos diretores administrativos Srs. Erimar Carlos Brehme Abreu e José Fernando Carvalho.  O Coral da Santa Casa de Santos, integrado por funcionários e dirigido pela física e maestra Dra. Maria Fernanda dos Santos Marques, abrilhantará a cerimônia de abertura. Através das Sras. Kayoko Eto da Silva e Mônica Lourenço das Neves, o Departamento de Nutrição e Dietética ficou encarregado das refeições.

Tendo a Misericórdia Santista, no ano passado, realizado o Congresso Mundial das Misericórdias, agora abriga e apoia a realização do Quinto Congresso Brasileiro de História da Medicina, despontando como uma das líderes entre suas congêneres.


  

Prefeitura Municipal de Santos

Em visita ao Dr. Paulo Roberto Gomes Mansur, Prefeito Municipal e seus secretários, Drs. José Gondim de Alencar,  da Cultura, Luiz Dias Guimarães, do Turismo e Edmon Atik, da Saúde, obtivemos a cessão, para o conclave, das amplas e modernas instalações do Teatro Municipal, da Camerata Heitor Villa Lobos, regida pelo maestro Antonio Manzioni, do quarteto da Orquestra Sinfônica Municipal, dirigida pelo maestro Luiz Gustavo Petri e de folhetos pertinentes à cidade de Santos para orientação dos congressistas.

 

Fundação Lusíada e os impressos

  Através dos Doutores Eraldo Aurelio Rodrigues Franzese, Presidente da Fundação Lusíada e Nelson Teixeira, Reitor do Centro Universitário Lusíada , obtivemos a doação necessária à impressão gráfica de 15 mil cartazes e 15.500 fichas de inscrição.

O material foi distribuído pela região do litoral, cidade de São Paulo, faculdades de Medicina do Brasil, de Portugal e de outros países, Santas Casas e grandes hospitais do Brasil e de Portugal  e sociedades ligadas à História da Medicina. Um lote de impressos foi distribuído através da Secretaria Geral, da Presidência e da Vice-Presidência da SBHM. Um outro lote foi enviado pelo Senhor Provedor ao Comendador Manoel Carlos Calém Carneiro, presidente do Conselho Nacional das Misericórdias Portuguesas para distribuição na Europa.

Além dos cartazes, o Congresso e a SBHM foram também amplamente divulgados pela Acta Medica Misericordiæ, jornal A Tribuna e jornais médicos. Com essa ampla divulgação do Congresso e da SBHM procuramos também despertar o interesse pela disciplina de História da Medicina.


  

Laboratório Pasteur e as placas comemorativas da Placarimbos

  A Dona Ignes Colucci Limas, voluntária há muitos anos da Enfermaria de Neurocirurgia da Santa Casa, conseguiu da Placarimbos Santista Ltda, dirigida pelo Sr. Claudio Limas, a confecção de placas comemorativas a preço de custo. As placas são de aço inoxidável, com gravação a ácido em baixo relevo, emolduradas em base de madeira.  

O Dr. João Carlos Maluza Paes, dinâmico chefe do Serviço de Patologia Clínica da Santa Casa da Misericórdia de Santos e diretor do Laboratório Pasteur, muito gentilmente aquiesceu à nossa solicitação de doação de recursos para a confecção das placas, que serão distribuídas aos senhores congressistas, museus e outras instituições dedicadas à História da Medicina.


Outros patrocinadores santistas

O Senhor Provedor conseguiu do Grupo Gonzaga 6 , dirigido pelos Srs. Armênio Antunes, Antonio Francisco de Campos, Luiz Fernando Tormin Freixo e Antonio Campos Neto, a projeção de fitas de vídeo pertinentes ao Congresso nos seis cinemas da cidade. Conseguimos, de alguns patrocinadores, recursos para a elaboração da fita de vídeo e para a divulgação através da Acta Medica Misericordiae: Casa Brandão, dirigida pelo Sr. João Tavares, Clínica Neurocenter, dirigida pelo Dr. Marcos Magario, Multi-Imagem, dirigida pelo Dr. José Carlos Clemente, Fundação Lusíada e Laboratório Pasteur.


Meddley e as pastas

  O Professor Ulysses Meneghelli, encarregado pela organização geral do Congresso, incluindo divulgação, inscrições e elaboração de toda a programação científica, conseguiu da Meddley S. A. Indústria Farmacêutica, a doação de pastas, blocos e canetas  para os congressistas.

 

Agradecimentos

Ao Sr. Manoel Lourenço das Neves, Provedor e todos os seus auxiliares e funcionários, aos Profs. Carlos da Silva Lacaz,  Ulysses G. Meneghelli e demais diretores, conselheiros e membros da Sociedade Brasileira de História da Medicina, ao Dr. Paulo Roberto Gomes Mansur e seus secretários e funcionários, e a  todos os caros patrocinadores e colaboradores, os nossos agradecimentos pelo seu precioso apoio à realização do Quinto Congresso Brasileiro de História da Medicina nesta Casa de Deus para os Homens.

Com o presente conclave, a Sociedade Brasileira de História da Medicina, juntamente com todos os patrocinadores e colaboradores, prestam uma homenagem a esta Casa de Braz Cubas, Leonardo Nunes, José de Anchieta, Manuel da Nóbrega, irmãos Andrada, Claudio Luiz da Costa, Martins Fontes e de outros humanistas que contribuíram com esta obra quinhentista e com a construção da nação.

Os prezados congressistas poderão aproveitar esta e outras visitas para conhecerem a Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, o mural mabeano Vento Vermelho, o remanescente do Outeiro de Santa Catarina, as igrejas do Carmo, de Santo Antonio do Valongo e de Nossa Senhora do Monte Serrat, o Mausoléu dos Andradas, o Mosteiro de São Bento, a Casa do Trem Bélico, a Bolsa do Café, a Pinacoteca Benedicto Calixto, a Casa do Barão, o Forte de São João e outras relíquias históricas de nossa região.  

A todos os caríssimos congressistas, um proveitoso conclave e uma feliz estada em Santos!

  

Manoel Lourenço das Neves, João Tavares e João Carlos Maluza Paes, três benfeitores da Acta Medica Misericordiæ do Centro de Estudos e grandes colaboradores do V Congresso Brasileiro de História da Medicina.

  Placas comemorativas gravadas em aço inoxidável e emolduradas em madeira de lei, doação do Laboratório Pasteur, do Dr. João Carlos Maluza Paes, destacado colaborador do V Congresso Brasileiro de História da Medicina  

Fonte: V Congresso Brasileiro de História da Medicina na Misericórdia de Santos - Revista Acta Medica Misericordiæ


Compartilhe: Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no LinkedIn
   

« Voltar

© Copyright Clínica Mult Imagem 2015. Todos os direitos reservados. | Termos de Uso e Política de Privacidade.

Responsável Técnico: Dr. José Carlos Clemente – CRM nº 32.851
Acompanhe-nos: