Agende seu Exame

Onde você estiver

Resultado On-line

Consulte seu exame

Jejum intermitente: o que acontece com o corpo?

Publicado em 25/05/2023


O jejum intermitente é um tipo de jejum que consiste em períodos alternados de jejum e alimentação, onde são consumidos principalmente água e bebidas não calóricas. Embora seja comumente utilizado para perda de peso, também é praticado em contextos religiosos e políticos. 
A prática de realizar jejuns com objetivos específicos, tanto relacionados à saúde quanto estéticos, tem sido parte da cultura mundial há décadas. Em algumas culturas, o jejum também é praticado como uma forma de purificação e desintoxicação. No entanto, é importante lembrar que o jejum não é uma prática adequada ou recomendada para todas as pessoas e deve ser feito com supervisão e orientação de profissionais da área de saúde.
Jejum intermitente: como fazerO jejum intermitente com o objetivo de perder peso tem como princípio usar as reservas de gordura como fonte de energia para o corpo, resultando em uma diminuição da massa gorda. Por isso, antes de iniciar a prática, é imprescindível que um profissional seja consultado.
Existem diferentes tipos de jejum intermitente, e cada um tem sua própria duração, tanto nos períodos de jejum quanto nas janelas de alimentação. Abaixo, apresentamos um dos tipos mais comuns dessa prática:
Jejum intermitente tipo 1: 16/8 - jejum diário com duração de cerca de 16 horas, com uma janela de alimentação de 8 horas. 
Jejum intermitente tipo 2: dieta 5:2 - jejum feito com a seguinte regra: cinco dias com a ingestão de refeições e dois dias com restrição calórica.
Jejum intermitente tipo 3: Coma-Pare-Coma - jejum feito com a escolha de um ou dois dias para realizar um jejum completo. No dia escolhido, a pessoa fará uma refeição e só comerá novamente no mesmo horário do dia seguinte.
Quais são os malefícios do jejum intermitente?O jejum intermitente trará malefícios se mal feito. Segundo os nutricionistas, não respeitar as janelas de jejum e se alimentar de alimentos sem qualidade poderá gerar os seguintes problemas:
Hipoglicemia;
Anemia ou fraqueza;
Disfunção cognitiva;
Desidratação;
Compulsão alimentar;
Mau hálito;
Baixa da imunidade;
Redução da massa muscular;
Tonturas e dores de cabeça;
Constipação;
Queda de cabelo;
Ansiedade e irritação.
Além disso, é muito importante ressaltar que iniciar qualquer atividade relacionada à saúde sem orientação e acompanhamento médico pode ter consequências. No caso do jejum intermitente, existe o risco de desenvolver transtornos alimentares, por isso, busque um nutricionista antes de iniciar a prática.

Fonte: www.oestesaude.com.br



« Voltar