Clínica Mult Imagem - Diagnóstico por imagem
Santos: 13 3202-1250   13 98152-0187/98151-1513/99659-5217   Cubatão: 13 3361-7149   Bertioga: 13 3316-4448   Praia Grande: 13 3346-6400   Guarulhos: 11 2414-2136

Dicas de Saúde

Entenda Como Funciona o Ciclo Menstrual

Publicado em 7/3/2016


O corpo da mulher sofre por alterações durante toda a vida, já que de acordo com a passagem dos anos passamos por diversas etapas no nosso organismo que envolve mudanças no sistema reprodutivo. Para que você possa conhecer melhor o seu corpo e entender essas alterações hoje trazemos informações sobre as fases do ciclo menstrual, sendo esta apenas uma etapa da vida reprodutiva da mulher.
Vamos te explicar com detalhes em que consiste cada uma das fases do ciclo menstrual. Como você sabe o ciclo menstrual é a preparação para a gravidez do sistema reprodutor feminino.
Um ciclo menstrual dura entre 21 e 35 dias, dependendo de cada mulher. Durante os primeiros anos da regra é normal que os ciclos sejam irregulares, mas pouco a pouco vão se normalizando. Ao alcançar 40 ou 50 anos os ciclos voltam a se desestabilizar como prévia passagem para a menopausa.

Quais São as Fases do Ciclo Menstrual:

O ciclo menstrual consiste em várias fases e são as seguintes:
Fase hemorrágica ou menstrual: esta fase começa no primeiro dia em que aparece o período. A duração pode variar entre 3 e 5 dias e é quando se expulsa o endométrio através da vagina, em parte é sangue e em parte tecidos. Normalmente, a maior perda de sangue ocorre no segundo dia.
Fase folicular ou pré ovulatória: no interior do ovário estão os folículos, algumas células que por sua vez contêm óvulos não desenvolvidos e que geram estrogênio. Os folículos crescem graças a um sinal enviado ao cérebro para que comecem a se desenvolver e produzir estrogênio. Esta fase do ciclo menstrual é a mais variável no que diz respeito à duração e inclusive pode mudar entre um ciclo e outro na mesma mulher.
Fase ovulatória: em cada ciclo, e de forma aleatória, haverá um folículo dominante que se romperá e liberará um óvulo maduro que irá para as trompas de Falópio. A partir daqui inicia uma viagem até o útero. Existem algumas mulheres que nesta fase experimentam dor, conhecida como dor da ovulação.
Fase lútea: uma vez que o óvulo é liberado, os folículos se transformam em uma substância chamada corpo lúteo que é a responsável por gerar progesterona. Este processo é interrompido se não existe fecundação, de modo a que a parede do útero se desprende e se produz uma nova regra, dando início a um novo ciclo menstrual.
Esperamos ter esclarecido em que consistem as fases do ciclo menstrual e, desta forma, te ajudar a conhecer um pouco melhor os processos que ocorrem no seu corpo.

Fonte: Saúde Dicas


Compartilhe: Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no LinkedIn
   

« Voltar

© Copyright Clínica Mult Imagem 2015. Todos os direitos reservados. | Termos de Uso e Política de Privacidade.

Responsável Técnico: Dr. José Carlos Clemente – CRM nº 32.851
Acompanhe-nos: