Clínica Mult Imagem - Diagnóstico por imagem
Santos: 13 3202-1250   13 99659-5217/98151-1513/98152-0187   Cubatão: 13 3361-7149   Bertioga: 13 3316-4448   Praia Grande: 13 3346-6400   Guarulhos: 11 2414-2136

Dicas de Saúde

Dicas para preparar uma Ceia de Natal saudável

Publicado em 20/12/2016


O Natal está chegando e com ele a preocupação do que preparar para a Ceia neste dia tão especial.

Esse é um dos momentos em que é mais provável deixar de lado uma alimentação saudável de um ano todo e cair nos exageros. Mas saiba que é possível aproveitar bem a Ceia e ainda assim continuar mantendo os cuidados com a Saúde.

Vamos falar sobre isso e também dar algumas dicas básicas de saúde relacionadas ao preparo de um dos maiores símbolos da ceia, o Peru de Natal.

O Peru de Natal: Regras básicas para descongelá-lo

O Primeiro Passo é verificar se há espaço disponível no freezer e na geladeira para armazenar o Peru.

O Descongelamento do peru deve ser feito sempre com antecedência. São três as formas de descongelamento seguras: na geladeira, em água corrente ou no microondas, mas nunca em temperatura ambiente.

Certifique-se que o peru está totalmente descongelado, pois se ele ainda tiver partes congeladas, o tempo de cozimento não será suficiente podendo levar à sobrevivência de bactérias e potencial infecção alimentar.

Um Peru descongela cerca de 2,2 kg ao dia estando em um recipiente na geladeira. O ideal é que ele esteja totalmente descongelado na véspera de preparo, para que possa temperá-lo.

Sugestões de alimentos para uma Ceia mais Saudável

Pequenas mudanças na forma de preparo e algumas substituições de alimentos gordurosos por outros mais saudáveis podem deixar os tradicionais alimentos da ceia de natal mais saudáveis. Comer com moderação e bom senso também auxilia bastante aqueles que não querem deixar de aproveitar os banquetes das comemorações.

Algumas dicas são:

Dê preferência a carnes magras e sem peleOpte pelas carnes grelhadas, se for possívelEvite utilizar molhos muito gordurososTroque alguns alimentos pela sua versão integral, como o arroz e massasPrefira as frutas oleaginosas como nozes, amêndoas e castanhas ao invés das frutas cristalizadas que possuem muito açúcar. É Importante não exagerar na quantidade do consumo, pois estas frutas oleaginosas também possuem bastante gorduraEm questão de calorias, o peru é a melhor opção se comparado com o tender e o chester. Mas atenção, consuma-o sem a pele.Não exagere no consumo do Panetone que possui muitas calorias e é pobre em nutrientes.Para a sobremesa, opte por frutas frescas

Fonte: Consulta Click


Compartilhe: Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no LinkedIn
   

« Voltar

© Copyright Clínica Mult Imagem 2015. Todos os direitos reservados. | Termos de Uso e Política de Privacidade.

Responsável Técnico: Dr. José Carlos Clemente – CRM nº 32.851
Acompanhe-nos: