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Dicas de Saúde

Exercícios para a saúde do coração

Publicado em 8/2/2017


Muitos médicos indicam um método para melhorar a saúde do coração: o movimento do corpo. Todo mundo sabe que ter um coração saudável é resultado de alguma atividade física, já que exercícios deixam as artérias e vasos mais flexíveis, evitando o risco de doenças cardiovasculares, como colesterol alto, hipertensão, derrame e infarto.

Isso não significa que você precisa passar muito tempo na academia ou fazendo só um tipo de atividade física. Basta realizar os trenos diariamente, com intensidade moderada e bastante hidratação para garantir um coração mais saudável.

Caminhar é um dos exercícios aeróbicos mais populares entre as pessoas de todas as idades. É agradável, seguro e fácil de ser praticado até mesmo nos indivíduos que tem a agenda cheia de compromissos. Você pode caminhar até o mercado, ao trabalho ou dar voltas no quarteirão de seu bairro, por exemplo.

Outra atividade aeróbica que está agradando grande parte da população é andar de bicicleta. Pedalar ao ar livre ou dentro das academias é um ótimo exercício para manter a saúde do coração. Porém, para prevenir lesões enquanto pratica essa atividade é importante observar a posição do banco e dos pedais. A bicicleta deve estar ajustada de maneira correta para o seu corpo.

A natação também traz benefícios para o coração, já que o ato de nadar é uma atividade física que melhora a respiração, o condicionamento físico, a coordenação motora e ainda queima calorias.

As atividades físicas não precisam ser tão rígidas, você pode se divertir realizando exercícios. Dançar é um belo exemplo disso. Só são necessários sapatos confortáveis e músicas que o motiva. Danças com ritmos de forró, zumba, axé e dentre outros podem ser realizados tanto com diversas pessoas em aulas, como sozinho em casa.

Para manter o coração saudável, são recomendáveis 150 a 200 minutos semanais de atividades físicas. Este tempo pode ser separado em três a cinco sessões de 30 a 50 minutos cada. Outra dica é que você pode variar os exercícios a cada sessão.

Antes de realizar atividades físicas, é importante consultar um médico para que ele avalie e indique os exercícios mais adequados. Dos 20 aos 40 anos, é preciso realizar avaliações médicas a cada cinco anos. A partir dos 40, os exames devem ser anuais ou semestrais, para evitar complicações específicas.

Fonte: Central de Fisioterapia


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