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Dicas de Saúde

Dicas da Nutricionista para Festas de Fim de Ano

Publicado em 10/12/2014


Na véspera de Natal e no Reveillon normalmente comemos muita variedade de pratos e com isso consumimos calorias em excesso. Por isso durante o dia e antes das festas é importante fazer uma alimentação mais leve à base de carnes magras, vegetais folhosos e frutas de Índice Glicêmico Baixo como maça, pêra, ameixa fresca, morango, melão… Esta é uma dica para não exceder na quantidade ingerida durante os eventos.

O ideal é diminuir a quantidade de alimento a ser ingerido, e na medida do possível combinar pratos mais calóricos e elaborados com saladas variadas (utilizar vários vegetais folhosos como, por exemplo, o alface americana, a rúcula, o agrião, o repolho, etc), pois promovem a sensação de saciedade.

Não misturar os carboidratos como, por exemplo, arroz com farofa e arroz com batata. Escolha qual destes acompanhamentos mais gosta e consuma somente um deles.

Tire o foco da comida. O mais importante é estar com a família e amigos, e crie formas de se distrair, como amigo oculto, entrega de presentes, música, etc..

Utilize alimentos light e diet no preparo da ceia para diminuir a quantidade de gordura e o açúcar dos alimentos. Ex: maionese light, creme de leite light, leite e iogurte desnatado, queijo cottege…

Dê preferência a alimentos grelhados e assados. Evite as frituras. Dica: a rabanada pode ser feita com açúcar magro e assada no forno. Assim, se torna muito mais leve e continua saborosa.

Tenha prazer com cada escolha, saboreie deliciosamente e não fique pensando na próxima porção que será servida.

Na hora de escolher a sobremesa prefira sempre as frutas. Uma boa opção é o damasco, que por ser rico em magnésio ajuda a diminuir a vontade do doce. Se não resistir aos doces, escolha as sobremesas que contenham frutas.

Se for consumir bebida álcoolica prefira sempre o vinho tinto, pois contém antioxidantes protetores do coração.

As nozes, amêndoas e castanhas são oleaginosas ricas em antioxidantes e só fazem bem para o coração, além de prevenir o envelhecimento. Podem ser consumidos na medida certa.

E o mais importante: divirta-se e tenha um excelente Natal e Ano Novo cheio de realizações!




Deborah Andrade Vilela – Nutrição 

Fonte: BiosSaúde


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